Juntar-se a milhões de marcas no Facebook deve ser uma prioridade para cada pequena empresa!

O Facebook é um hub ativo para encontrar e se envolver com potenciais clientes. Você pode se conectar um a um, aprender sobre os hábitos do usuário e adaptar anúncios para o seu público-alvo.

Mas antes que você possa se beneficiar com esses recursos, você precisa aparecer ao criar uma ótima página do Facebook para empresas.

As redes sociais são um portal para uma relação duradoura com o cliente. A natureza informal do Facebook permite que você mostre o lado humano do seu negócio.

Assim que você leva as pessoas a te seguirem online, você ganha uma fonte constante de leads e tráfego.

Leia abaixo um guia passo a passo para obter a sua página do Facebook para empresas.

1. Crie uma Página para a empresa

Para começar, você precisa de uma conta pessoal no Facebook. Embora você possa criar mais de uma página, todas devem estar ligadas a uma conta pessoal.

Quando logado, clique na seta suspensa no canto superior direito. Escolha o botão “Criar Página” para visitar a seção de negócios.

2. Escolha seu tipo de negócio

Na próxima página, você deve ver seis categorias de negócios:

  • Negócio local
  • Empresa, organização ou instituição
  • Artista, banda ou figura pública
  • Marca ou produto
  • Causa ou comunidade
  • Entretenimento

Clique na opção que melhor descreve seu estilo de negócio. Por exemplo, vá com “negócio local” se você tiver um restaurante.

A categoria “entretenimento” funciona melhor para um artista infantil. E a opção “artista, banda ou figura pública” é uma boa opção para um orador motivacional.

3. Adicione detalhes da subcategoria ou do endereço

Dependendo da sua seleção, uma lista de categorias com seleções mais detalhadas pode aparecer. Digamos que você escolha “empresa, organização ou instituição”.

Agora, você pode selecionar uma subcategoria precisa para ajudar as pessoas a encontrá-lo online. Alguns exemplos incluem agência de consultoria, industrial, educação e empresa de mídia. Digite o nome da sua empresa, leia os termos do Facebook e clique em “Começar”.

Alternativamente, se você escolher “negócio local”, preencha os detalhes de contato. Junto com o nome e o endereço da sua empresa, você pode digitar manualmente um nome de categoria exata. Pense em quê o seu público procuraria e use uma palavra-chave forte. Em seguida, escolha a opção “Começar”.

4. Crie um nome de usuário e URL

A aba “Página” fornece uma lista de tarefas essenciais para completar, como a adição de fotos. Mas é preciso começar do começo – pense em um nome de usuário que torna a sua empresa fácil de encontrar.

Esse nome de usuário também serve como URL personalizada para sua página do Facebook para empresas. Idealmente, deve se parecer muito com o nome da sua empresa. Assim como criar um nome de domínio, obter uma correspondência exata é mais difícil se o nome da sua empresa for muito comum.  

5. Adicione informações comerciais curtas e detalhadas

Clique na opção “Adicione uma breve descrição” na guia “Página”. Escreva um breve informe de uma a duas sentenças descrevendo sua proposta de valor. Com o objetivo de incluir palavras-chave, sua categoria comercial e o serviço central que você oferece aos clientes.

Para adicionar informações mais aprofundadas sobre sua empresa, clique no botão de reticências na barra de ferramentas de engajamento.

Está localizado ao lado dos botões “Curtir”, “Seguir” e “Compartilhar”. O botão de reticências abre um menu suspenso, onde você pode escolher “Editar informações da página”.

A caixa resultante exibe categorias detalhadas para informações de contato, URLs do site, história da empresa, horário comercial e muito mais. A maioria das informações forma sua página “Sobre”, dando aos visitantes um vislumbre da história da sua marca.

6. Mostre imagens da marca

As opções de branding podem fazer ou quebrar uma página comercial desde o início. É por isso que é inteligente usar imagens visuais fortes para mostrar personalidade e provocar uma conexão emocional. Ganhe o seu público com fotos interessantes de capa e perfil.

Clique no ícone da câmera dentro do quadrado da foto em branco no lado esquerdo da página. Esta é a sua imagem de perfil, e é uma ótima localização para exibir um logotipo da empresa.

O Facebook muitas vezes altera os padrões de fotos, portanto, sempre verifique o tamanho mais atual. A partir de outubro de 2017, o tamanho da foto do perfil do Facebook recomendado é de pelo menos 170 x 170 pixels.

A foto de capa é uma oportunidade única para colocar a marca em destaque. Pode ser uma imagem ou um vídeo, então pense profundamente sobre o que representa o seu negócio.

Se você ama a cultura da sua empresa, por que não tirar uma foto da sua equipe segurando o nome da sua empresa?

Procure o espaço do banner em branco, perto do topo da página. Clique no botão “Adicionar uma capa”. O tamanho recomendado para uma foto de capa do Facebook tem pelo menos 820 pixels de largura por 312 pixels de altura.

7. Adicione um botão de chamada para ação

Projetar sua página do Facebook em torno de uma chamada para ação (CTA) é uma maneira inteligente de aumentar as conversões. Se tudo na sua página estiver subitamente movendo os visitantes em direção a um resultado, você tem uma melhor chance de fechar o negócio.

Clique na opção “Adicionar um botão” abaixo da foto da capa para ver uma lista de CTAs. Escolha entre opções como:

  • Serviços de livros
  • Colocar um pedido de comida
  • Fazer uma compra ou doação
  • Inscrever-se ou contatar a empresa
  • Solicitar orçamento
  • Enviar uma mensagem
  • Saiba mais ou visite um site
  • Assistir um vídeo
  • Jogar um jogo
  • Baixar um aplicativo

As CTAs (chamadas para ações) são perfeitas para promover empresas locais. O aspecto social do site motiva os usuários a agir quando veem o que seus colegas estão fazendo.

Imagine clientes potenciais que veem amigos fazer uma compra, pedir comida ou obter seu aplicativo. Eles são mais propensos a seguir sua página comercial ou a agir.

8. Crie histórias de foto e vídeo

Preencha seu perfil com álbuns de fotos que contam uma história sobre as experiências que você entrega. Fotos de seus produtos, localização e experiências podem definir expectativas positivas para novos clientes. E marcar pessoas ou elementos chave em suas fotos promove o envolvimento entre pessoas que já amam seu negócio.

Clique em “Fotos” na barra lateral esquerda e escolha a opção “Criar álbum”. Concentre-se nas características mais atrativas do seu negócio:

  •         Você tem uma ótima instalação?
  •         A sua decoração é divertida, moderna, histórica ou temática?
  •         Você tem produtos exclusivos ou itens de menu que deseja destacar?
  •         Você passa muito tempo interagindo com os clientes?
  •         Você precisa promover eventos sazonais ou branding?

Você pode usar as mesmas estratégias e publicar vídeos relacionados ao seu negócio. A opção está localizada na mesma barra lateral esquerda.

9. Notifique os clientes, amigos e familiares

Obtenha o seu perfil de empresa para um bom começo, pedindo aos adeptos que curtam a sua página. Se eles estiverem dispostos, peça aos clientes que postem e marquem fotos passadas que tenham tirado em sua empresa.

Ter outras pessoas linkando para sua página coloca o seu negócio em frente de mais pessoas, o objetivo mais importante.

E certifique-se de adicionar os botões “Curtir” e “Seguir” ao seu site e perfis online. Afinal, você quer que todos possam mostrar seu amor.

10. Escolha as preferências de configuração

Definir as preferências de imediato pode ajudá-lo a controlar quem vê ou publica na sua página. Clique no botão “Configurações” no canto superior direito para abrir um painel detalhado de opções. A partir deste painel, você pode definir restrições de visibilidade, como idade e país.

Você também pode decidir a quantidade de liberdade que outras pessoas têm para lhe enviar uma mensagem ou marcar sua página.

Percorra todas as abas para ativar ou desativar recursos conforme necessário. Algumas das principais opções incluem:

  • Filtros de moderação e palavrões
  • Respostas instantâneas para pedidos e reservas
  • Layout da página da empresa
  • Capacidades de comentários e avaliação
  • Atividade de notificação
  • Aplicativos de parceiros e linkagem com o Instagram
  • Aceitação de pagamento
  • Calendários e reservas
  • Capacidade de tradução

Uma característica importante para pensar é a opção “Função da Página”.

Se você possui vários funcionários acessando a conta, você pode atribuir funções para limitar o que podem fazer. O recurso é útil para prevenir postagens acidentais ou alterações nas páginas erradas.

Comece a promover o seu negócio

Há muito para aprender antes de se tornar um guru do marketing do Facebook. O site tem inúmeras opções para monitorar a atividade do seguidor e direcionar anúncios para atender aos seus interesses.

No entanto, configurar uma página de negócios do Facebook é um bom passo inicial para alcançar novas audiências. Passar este primeiro obstáculo abre um mundo de novas possibilidades adaptadas às marcas de pequenas empresas.

Uma forte presença nas redes sociais faz parte de um plano de marketing bem planejado online. Envie o tráfego do Facebook para um site profissional.